top of page
  • Foto do escritoranagrama

CASACOR Minas: mais jovem, conectada e digital

Atualizado: 11 de ago. de 2020

De 2013 a 2015: um pouco da nossa história com a mostra e algumas novidades.

Ambiente do arquiteto Pedro Lázaro para a CASACOR Minas 2015 | Foto: Jomar Bragança

O ano era 1995. Início do primeiro governo de Fernando Henrique Cardoso, quando o Botafogo era campeão do brasileirão e a Internet acabava de chegar ao Brasil. Foi nesse contexto que aconteceu a primeira edição da CASACOR Minas. De lá pra cá, muita coisa mudou. Temos a presidente Dilma em seu polêmico segundo mandato, o Fogão rebaixado para a série B e um mundo cada dia mais online e conectado que mudou de vez a forma das pessoas se informarem. A mostra acompanhou as mudanças dos últimos 20 anos, evoluiu e atingiu a maioridade, chegando a sua 21ª edição no próximo dia 30 de agosto. E não há como ser atual em pleno século XXI sem usufruir do poder da web ou tratar de temas relevantes para a sociedade, como sustentabilidade, moradia, ocupação da cidade e mobilidade urbana. Sabendo disso, a CASACOR Minas caminha junto a todas essas questões contemporâneas para apresentar uma mostra cada vez mais fresca e completa, que satisfaça os diferentes interesses do público, além da arquitetura e do design. Esse novo olhar foca na tríade: hábito, habitante e habitação (chamado carinhosamente por nós de 3 Hs). Que nada mais é do que pensar no morador, na cidade e no que importa para ambos. Nós da Anagrama entramos nesse barco em 2013 para ajudar a CASACOR Minas a navegar no oceano de possibilidades que é a comunicação digital, contribuindo para a formação da nova maneira de pensar e fazer a mostra. Com o auxílio da Internet, a possibilidade de atingir um público maior aumentou. A diversidade desse público também. Quem não tinha interesse/acesso às revistas especializadas de decoração ou quem não era necessariamente considerado um consumidor da mostra, agora também é impactado pelas informações geradas pelo evento. No Facebook, no Instagram, no Twitter, pelo blog ou por e-mail. Não é mais necessário ir atrás da informação. Agora, ela está ao alcance de um click ou no feed do Facebook.

Bárbara Prado, Mônica Boscarino e Jordana Menezes da Anagrama clicadas na Reunião Operacional da mostra | Foto: Bábara Dutra

A criação de uma presença mais ativa e em tempo real nas redes sociais foi o início de tudo. Ali foi possível despejar todo conteúdo que a mostra produz com a linguagem e a rapidez dos dias de hoje. A partir desse rico material produzido - com vários temas referentes à arquitetura, design, cidade, comportamento e a mostra em si - percebemos que seria interessante criar outras plataformas de informação para manter esse conteúdo “vivo” na web. Para isso, para a edição de 2014, foi criado o blog multicult.cc, que tem sua própria fanpage no Facebook e perfis no Twitter e Instagram. Com o blog foi possível aprofundar os assuntos do universo da CASACOR Minas e reunir todas as informações em um só lugar que pode ser facilmente acessado, seja diretamente pelo site ou por uma pesquisa no Google. A mostra acaba, mas o blog multicult.cc continua sendo atualizado. São notícias sobre arquitetura, projetos de interiores, arte, eventos culturais de Belo Horizonte, entrevistas com profissionais da área, informações sobre a cidade….Todo o material produzido para o multicult.cc também alimenta as redes sociais e uma newsletter que é enviada para o e-mail dos visitantes cadastrados durante todas as 20 edições da mostra e para o endereço eletrônico de quem se inscreveu no blog (ficou interessado? É só cadastrar seu e-mail aqui).  Como resultado desse trabalho que desenvolvemos desde 2013, a CASACOR Minas conseguiu se aproximar do seu público - e ganhar outros - e está com uma cara mais jovem e atual. Seguindo essa ideia, este ano a mostra vai além dos espaços bem decorados e traz uma programação com palestras e mesas redondas nas áreas de arquitetura, design, cidade, fotografia, divulgação de projetos, mercado e inovação que propõem pensar, debater e refletir. (Para saber mais, clique aqui).  Ficou curioso? Então acompanhe todo trabalho da Anagrama para a CASACOR Minas pelo multicult.cc e pelas redes sociais da mostra (Facebook, Instagram e Twitter) e do blog (Facebook, Instagram e Twitter).

0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page